terça-feira, julho 24, 2007

Esse mundo que chamam de pós-moderno...

Para a amiga Natasha, precisa com as palavras e espontânea nas ações.

Todos retirados do maravilhoso "O livro dos abraços".

A fome/2

Um sistema de desvinculo: Boi sozinho se lambe melhor... O próximo, o outro, não é seu irmão, nem seu amante. O outro é um competidor, um inimigo, um obstáculo a ser vencido ou uma coisa a ser usada. O sistema, que não dá de comer, tampouco dá de amar: condena muitos à fome de pão e muitos mais à fome de abraços.


***


A desmemoria/2

O medo seca a boca, molha as mãos e mutila. O medo de saber nos condena à ignorância; o medo de fazer nos reduz à impotência. A ditadura militar, medo de escutar, medo de dizer, nos converteu em surdos e mudos. Agora a democracia, que tem medo de recordar, nos adoece de amnésia; mas não se necessita ser Sigmund Freud para saber que não existe o tapete que possa ocultar a sujeira da memória.


***


A civilização do consumo

Às vezes, no final da temporada de verão, quando os turistas iam embora de Calella, ouviam-se uivos vindos do morro. Eram os clamores dos cachorros amarrados nas árvores. Os turistas usavam os cachorros, para alívio da solidão, enquanto as férias duravam, e depois, na hora de partir, os cachorros eram amarrados morro acima, para que não seguissem os turistas que partiam.

Um comentário:

fernanda barreto disse...

olha este, que eu adoro, tamb�m do galeano:

Na parede de um botequim de Madri,
um cartaz avisa:
Proibido cantar.

Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro,
um aviso informa:
� proibido brincar com os carrinhos porta-bagagem.

Ou seja:
ainda existe gente que canta,
ainda existe gente que brinca.

beijo,
nanda
:D